Uma Estrela Além do Tempo: Primeira Cientista Negra que Levou o Homem à Lua
“Ela era uma heroína americana e o seu
principal legado nunca será esquecido”
Jim Bridenstine
(gerente-geral da agência espacial)
Retratada no filme “Estrelas Além do Tempo”, Katherine Johnson, foi a matemática da NASA que levou o primeiro homem à lua em 1969. Seus cálculos foram de fundamental importância para a exploração aeroespacial e auxiliaram no vôo da Apollo 11, que levou Neil Armstrong e Buzz Aldrin ao passeio lunar.
Johnson trabalhou por 33 anos na agência espacial e participou de inúmeras missões espaciais. Ela e suas amigas eram chamadas de “computadores”, termo utilizado na época para pessoas que faziam cálculos matemáticos. Utilizando apenas lápis e régua, Johnson realizou cálculos de aerodinâmica espacial.
As cientistas afro-americanas conseguiram vencer os desafios em um período separatista nos Estados Unidos da América, conhecido como Apartheid. Uma das mentes mais brilhantes da época, a matemática Katherine Coleman Goble Johnson, nascida em 26 de agosto de 1918 no estado da Virgínia, filha de uma professora e um fazendeiro, começou a sua carreira científica com muito empenho e dedicação. Ao longo da sua trajetória passou por inúmeros desafios relacionados a sua cor e ao seu sexo.
Entretanto, Johnson jamais deixou-se abater. Seus trabalhos e a sua inteligência foram homenageados em 2015, com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente Barack Obama, e em 2017 com a construção de um edifício na NASA em seu nome, o Centro de Pesquisa Computacional Katherine G. Johnson, em seu Centro de Pesquisa Langley em Hampton, Va.
Sua história, até então desconhecida, tornou-se fonte de inspiração para mulheres e meninas negras através do filme, que retrata a sua vida, “Hidden Figures”, traduzido para o português “Estrelas Além do Tempo”.
A estrela, Johnson, faleceu no dia 24 de fevereiro de 2020, aos 101 anos. Hoje, sua história e seu legado perpetuam além do tempo.
Referências:
Fox, M. Katherine Johnson Dies at 101: Mathematician Broke Barriers at NASA. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2020/02/24/science/katherine-johnson-dead.html> Acesso dia: 29.02.2020