Suzana Herculano-Houzel - A mulher dos 86 bilhões de neurônios
Sabemos que o cérebro humano constitui a maior das incógnitas existentes na ciência. Complexo em sua natureza biológica, pouco ainda é conhecido sobre a mente humana e seu funcionamento. Entretanto, grandes cientistas têm se empenhado na busca incessante para descobrir os mistérios que acercam em torno do cérebro humano e o porque ele nos oferece habilidades cognitivas que nos diferencia de todos os animais na escala evolutiva da vida. Dentre os maiores cientistas que busca essa resposta, está a brasileira Suzana Herculano.
Suzana Herculano-Houzel é uma das maiores neurocientistas mundiais. Herculano foi a responsável por descobrir com exatidão a quantidade de neurônios existente no cérebro humano. Essa importante descoberta nos levou a melhor compreender a mente humana e a maneira que ele funciona.
Formada em biologia pela UFRJ com doutorado em neurociências pela Universidade de Paris e pós doutorado pelo Instituto Max Planck. Herculano juntamente com o médico e neurocientista Robert Lent desenvolveram um equipamento chamado de fracionador celular automático, o qual, é capaz de triturar cérebros e transformá-los em uma espécie de “sopa de cérebro”, um líquido leitoso no qual está presente o núcleos das células que constituem o cérebro humano, os neurônios e as células da glia.
Por meio dessa técnica, Lent e Herculano descobriram que o cérebro humano não era constituído por 100 bilhões de neurônios como se acreditava desde os anos 70. Mas que era constituído por 86 bilhões de neurônios. Além de fazer a contagem de neurônios no cérebro humano, Herculano também calculou a quantidade de neurônios presente no cérebro de macacos, ratos e outros animais. Por meio de sua pesquisa, foi possível verificar que apesar dos humanos apresentarem o cérebro menor do que outros grupos de animais como baleias, por exemplo. Nós apresentamos a maior quantidade de neurônios presente no córtex cerebral. Essa característica fisiológica e anatômica nos garante habilidades cognitivas como a inteligência e criatividade, as quais, nos diferencia dos outros animais.
Mulher e cientistas, Suzana Herculano mudou a maneira como o cérebro humano pode ser compreendido. E diante da realidade das mulheres no mundo e a desigualdade entre sexos da,Herculano representa e inspira a presença de mulheres e meninas na ciência brasileira e mundial.
Referência:
[1] ZORZETTO, R. Números em revisão: Recontagem de neurônios põe em xeque ideias da neurociência. Revista Fapesp, 2012. Disponível em :
https://revistapesquisa.fapesp.br/2012/02/23/n%C3%BAmeros-em-revis%C3%A3o/>.
#eegmicrostates #neurogliainteractions #eegmicrostates #eegnirsapplications #physiologyandbehavior #neurophilosophy #translationalneuroscience #bienestarwellnessbemestar #neuropolitics #sentienceconsciousness #metacognitionmindsetpremeditation #culturalneuroscience #agingmaturityinnocence #affectivecomputing #languageprocessing #humanking #fruición #wellbeing #neurophilosophy #neurorights #neuropolitics #neuroeconomics #neuromarketing #translationalneuroscience #religare #physiologyandbehavior #skill-implicit-learning #semiotics #encodingofwords #metacognitionmindsetpremeditation #affectivecomputing #meaning #semioticsofaction #mineraçãodedados #soberanianational #mercenáriosdamonetização