?>
Outubro Rosa - Prevenção contra o câncer de mama e atenção à saúde da mulher

Outubro Rosa - Prevenção contra o câncer de mama e atenção à saúde da mulher

01/10/2021 18:10:37 Author: Tassia Nunes

 



Conhecido como o mês internacional da prevenção do câncer de mama e da atenção da saúde da mulher. Hoje inicia o mês que deve ser lembrado e divulgado para ajudar mulheres a prevenir contra uma doença grave e que tem levado ao óbito precoce de mulheres em decorrência da descoberta tardia do câncer de mama. Celebrado no mundo inteiro, o Outubro Rosa é de grande relevância para chamar atenção da população mundial para a prevenção da saúde da mulher.

 

O câncer de mama é uma doença grave que segundo a Organização Mundial da Saúde em 2020, 2.3 milhões de mulheres foram diagnosticadas mundialmente com câncer de mama e 686 000 mulheres morreram em decorrência da doença. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer de mama é um dos tipos de carcinoma que mais afeta a população. É caracterizado pela presença de tumor maligno no tecido mamário em decorrência de alterações na molécula de DNA que leva a multiplicação de forma descontrolada de células anormais, as quais, devido sua localização próximo aos linfonodos e grau tipo celular tem a potencialidade de invadir outros tecidos causando metástase.




Segundo o INCA existem diversos tipos de câncer de mama, alguns podem se desenvolver mais rápido que outros, entretanto, a descoberta precoce é um dos fatores determinantes para o sucesso no tratamento. De acordo com o Oncoguia, o diagnóstico precoce da doença pode aumentar as chances para 95% de cura. Dessa maneira, é importante que as mulheres fiquem atentas ao seu corpo. Uma vez que o início da doença é assintomático. 

 

Sendo assim, é importante que mulheres jovens a partir dos 20 anos de idade tenham o hábito de realizarem o autoexame da mama, através do toque nas mamas é possível identificar a presença de cistos ou nódulos que podem ser ou não sugestivos de tumor benigno ou maligno. A presença de nódulos endurecidos, seguidos ou não de dor, algumas vezes podem apresentar alteração ou enrugamento da pele acompanhado de secreção pelo mamilo, vermelhidão no local. Nesses casos, deve-se procurar um mastologista para realizar exames como a mamografia para melhor investigação. 

 

 

 

 

Geralmente a presença do tumor é identificada pelas próprias mulheres durante o banho. Mulheres jovens e sem presença de quadros de carcinoma na família é indicado que realizem exames de rotina de ultrassonografia além do autoexame. Já para aquelas mulheres acima dos 40 anos é indicado a realização da mamografia, importante exame de imagem para diagnosticar o câncer de mama.

 

Os exames de neuroimagem como ultrassonografia e mamografia têm sido grandes aliadas no diagnóstico precoce contra o câncer de mama. Ambos são exames indolor que podem identificar a presença de nódulos e cistos nas mamas. O ultrassom de mama é mais indicado para mulheres jovens, pois não emitem radiação e servem para exames de rotina. Por sua vez, a mamografia é mais indicada para mulheres acima dos 40 anos de idade, pois emitem radiação e devem ser realizadas anualmente. 



 

Os riscos associados ao surgimento do câncer de mama são diversos. Não está associado apenas a fatores genéticos. Alguns dos fatores de riscos de acordo com INCA são:


       

          Imagem: Instituto Nacional de Câncer



A medicina preventiva deve ser considerada como uma estratégia de abordagem médica que deveria ser mais disseminada e melhor organizada pelas estruturas básicas de saúde à população. Prevenir o surgimento da doença, reduziria gastos públicos, bem como, reduziria a taxa de mortalidade e de casos de mulheres e homens com câncer de mama, entre outras patologias, e aumentaria a expectativa de vida da população. 

 

Referência:

  1. World Health Organization. Breast cancer, 2020.

  2. Instituto nacional do Câncer (INCA).

  3. Oncoguia. 

 

 

* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Tassia Nunes

#girlpower #global #gender #body