O Algoritmo de Bouman: A Mente por Trás da Primeira Foto do Buraco Negro

O Algoritmo de Bouman: A Mente por Trás da Primeira Foto do Buraco Negro

06/03/2020 21:54:00 Author: Tamara Nunes

O Algoritmo de Bouman: A Mente por Trás da Primeira Foto do Buraco Negro

 

A jovem cientista, Katherine Bouman, fotografou pela primeira vez um buraco negro. Aos 29 anos, Bauman, é doutora em engenharia elétrica e ciências da computação pelo MIT, e também é professora visitante da Caltech.

 

Bouman utilizou cálculos matemáticos e algoritmos complexos para fotografar pela primeira vez o buraco negro através da reconstrução de imagens provenientes dos espaço. Para tal realização, a cientista, junto com os demais pesquisadores do Even Horizon Telescope (EHT), utilizou imagens de oitos telescópios ao redor do mundo - o Polo Sul ao Havaí, passando também pelo Chile e Espanha. Utilizando a técnica conhecida como Interferometria, eles reconstruíram virtualmente a imagem de Sagittarius A, o buraco negro presente no centro da Via Láctea.

 

“captar uma imagem do Sagittarius A, um buraco negro no centro da

 Via Láctea e que é um dos principais objetos de estudo do time, 

seria o mesmo que tentar fotografar uma fruta colocada na Lua”

Katherine Bouman

 

A cientista trabalhou ao longo de três anos no desenvolvimento do algoritmo que foi capaz de recompor a foto do buraco negro. O trabalho de Bouman foi inovador e muito complexo. Utilizando conhecimentos de astrofísica, inteligência artificial, matemática e programação, a pesquisadora foi capaz de eliminar ruídos provenientes do espaço e preencher as lacunas de dados provenientes do atraso das ondas de radiofrequência ao entrar na atmosfera terrestre.

 

Pelo feito, a jovem cientista foi homenageada pelo MIT e pelo Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica nas redes sociais. Bouman afirma que pretende trabalhar para que "métodos computacionais expandam as fronteiras para a geração de imagens interdisciplinar".

Referências:

 

BBC News. Katie Bouman: The woman behind the first black hole image

.Disponivel em:<  https://www.bbc.com/news/science-environment-47891902 >. Acesso dia: 06.03.2020

 

The New York Times. How Katie Bouman Accidentally Became the Face of the Black Hole Project. Disponível em:<https://www.nytimes.com/2019/04/11/science/katie-bouman-black-hole.html>. Acesso dia: 06.03.2020

neurosciencegrrl brainsupport Brainsupport.co BrainLatam Neuroinsight logo iamChurch logo theneurosoft
-->