?>

Mulheres Neuroengenheiras

Mulheres Neuroengenheiras

A neuroengenharia é uma área interdisciplinar na qual utiliza conhecimento da engenharia para resolver problemas relacionados ao sistema nervoso ou até mesmo levar ao aprimoramento do cérebro humano. Por meio das tecnologias que compreendem a neuroengenharia é possível paraplégicos e tetraplégicos voltarem a ficar de pé e obterem sensações táteis e recuperar parte dos movimentos, pacientes encarcerados em seu próprio corpo se comunicam apenas por comando cerebral e amputados controlar próteses robóticas apenas pelo “pensamento”. A neuroengenharia tem sido considerada como a ciência que poderá levar ao aprimoramento humano, e por meio dela, grandes empresas como o facebook e neuralink estão na corrida para a decodificação do código neural.

Dentre as principais subáreas que compõem a neuroengenharia estão a neuromodulação e a interface cérebro máquina. A neuromodulação é uma técnica na qual promove plasticidade neuronal por meio de estímulos, os quais podem ser elétricos, químicos e biológicos. A neuromodulação por estimulação elétrica é dentre todas a mais utilizada. Para isso, utiliza matrizes de eletrodos invasivos para disparar pequenas voltagens elétricas diretamente nos neurônios. Essa técnica tem sido utilizada principalmente para o tratamento da doença de Parkinson por meio do deep brain stimulation ou estimulação elétrica profunda.  

Por sua vez, a interface cérebro máquina ou ICM se dedica a conectar cérebros humanos à máquinas. Na ICM, a linguagem neural deve ser registrada, decodificada e classificada para que então possa comandar qualquer dispositivo eletrônico apenas por comandos cerebrais. Pode-se dizer que a ICM é uma nova maneira de controlar máquinas, na qual, não é necessário a presença de mouses, comandos de voz ou rastreador de movimento. Por meio das ICM é possível controlar qualquer dispositivo eletrônico apenas com o pensamento, independente se o mesmo encontra-se no mundo real ou virtual, no mesmo ambiente ou a quilômetros de distância.   

 No mundo existem alguns centros de referência que trabalham com neuroengenharia, a citar, o laboratório do professor Miguel Nicolelis na Duke University. Entretanto, no Brasil existe apenas um único programa de pós graduação na área fornecido pelo Instituto Santos Dumont. 

 Algumas das nossas consultoras científicas são neuroengenheiras e tem contribuído para o desenvolvimento dessa ciência e para beneficiar a população. Dentre algumas presentes aqui no Neuroscience Girls estão a Psicóloga Mab Abreu,  a enfermeira Beatriz Carvalho Frota, a fisioterapeuta Larissa Nascimento e a Biomédica Tâmara Nunes. Ainda assim, a representatividade feminina nessa área é muito pequena. Espera-se que em breve mulheres e meninas possam está cada vez mais presente nessa ciência que tem ampliado as capacidades humanas.

* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Tassia Nunes