Mulheres jovens e inspiradoras: Como elas têm mudado o mundo!

Mulheres jovens e inspiradoras: Como elas têm mudado o mundo!

21/06/2021 15:16:30 Author: Tassia Nunes

O simples fato de ser mulher é um desafio gigantesco diante de um mundo dominado pelo sexismo e pelas sociedades patriarcais. As mulheres em meio ha séculos de abuso domésticos, objetificação e escravidão sexual impostos pelas sociedades regidas pelo regime patriarcal souberam se levantar diante de lutas através da dor e violência, fator que marca o dia Internacional da Mulher.

 

Apesar de ainda existir desigualdade no tratamento da sociedade entre homens e mulheres. Muitas delas não tem se calado perante as ameaças. O mundo está se abrindo para uma geração de jovens mulheres destemidas para lutar pelo direito à igualdade de gênero, bem como, para transformar a humanidade. Conheça algumas dessas jovens que têm transformado o mundo.

 

 

  1. Malala Yousafzai

 



Malala Yousafzai é uma ativista da educação para meninas e foi a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da paz. Atualmente, ela tem 23 anos e luta pelo direito à educação para meninas. Aos 15 anos Malala sofreu um atentado pelo grupo Talibã, sendo baleada na cabeça. Seu crime foi ter se manifestado contra o grupo Talibã, que nesta época havia suspendido as aulas para meninas. A jovem na época com apenas 15 anos decidiu criar um blog “Diário de uma estudante paquistanesa”. Apesar do blog ser escrito com pseudônimo, o grupo Talibã descobriu a identidade real da jovem, fator esse que levou ao atentado quando a jovem descia de um ônibus estudantil. Após passar meses em coma, Malala decide lutar pelo direito das meninas a ter acesso à educação. Se tornando assim, a maior ativista em defesa de mulheres na educação.



  1. Greta Thunberg

 

 

Greta é uma das grandes líderes mundiais pela luta a favor da preservação do meio ambiente e da mudança climática. Atualmente, ela tem 18 anos, e já recebeu diversos títulos e honrarias, dentre eles, Greta foi indicada duas vezes consecutivas ao Prêmio Nobel da Paz e recebeu o título das 100 mulheres mais poderosas do mundo, de acordo com a Forbes.  A jovem Greta manifestou seu desejo de proteger o meio ambiente e os animais aos 8 anos de idade, mas foi aos 15 anos que suas atitudes se tornaram globais. Diagnosticada com Síndrome de Asperger (pertencente ao grupo da síndrome do espectro autista), as dificuldades de comunicação e sociabilidade não impediram que a garota enfrentasse as dificuldades para proteger o planeta. 

 

 

  1. Tábata Amaral


A jovem brasileira de 27 anos é cientista política, astrofísica, deputada federal e ativista pela educação brasileira. Filha de bordadeira e de cobrador de ônibus, as dificuldades sempre estiveram presentes em sua vida. Aos 11 anos de idade participou da primeira Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas, tendo conquistado mais de 40 medalhas de ciência e matemática. Aceita para estudar na Universidade de Harvard, Tábata decidiu cursar Ciência Política e Astrofísica (curso secundário). Após sua jornada de aprendizado nos EUA, a jovem Tábata retornou ao Brasil com a missão de transformar a educação brasileira, bem como, lutar pelo direito à igualdade de gênero. Tornou-se a sexta deputada federal mais votada e hoje luta por um Brasil melhor.

neurosciencegrrl brainsupport Brainsupport.co BrainLatam Neuroinsight logo iamChurch logo theneurosoft
-->