Jogos X Fome: Porque não sentimos fome quando estamos jogando

29/05/2022 09:37:48 Author: Tássia Nunes

Games Research


Quando crianças muito de nós já devemos ter passado pela seguinte experiência, estar sentado no chão da sala jogando o jogo mais divertido de todos os tempos. Entretido e empolgado para vencer todas as fases do jogo, derrotar o chefão e salvar a princesa, e de repente ao fundo ouve a voz de sua mão gritando, “MENINO para de jogar e vá comer alguma coisa, você precisa sair da frente desse videogame”. 

Para muitos de nós, essa cena fez parte do cotidiano da saudosa infância. Mas por traz dessa divertida e empolgante recordação existem explicações neurocientíficas que podem explicar o porque não sentimos fome quando estamos realizando tarefas prazerosas.

De acordo com os estudos neurocientíficos jogar videogames ou praticar alguma tarefa que seja muito prazerosa como esportes e comer chocolate ativa o centro de recompensa do cérebro, esse efeito pode ocorrer tanto em humanos como também em animais. Os cientistas Olds e Milner puderam comprovar em um experimento realizado em ratos em 1954. No experimento, ratos pressionavam uma alavanca que promoviam a eles a sensação de prazer, essa sensação prazerosa era gerada por meio da eletroestimulação direta em uma área específica no cérebro chamada de área septal. Mesmo sobre uma grade que os causava choques em seus pés, os ratos preferiam ser eletrocutados até a morte apenas para continuar recebendo o estímulo prazeroso. Dessa maneira, Olds e Milner fizeram uma grande descoberta sobre a relação do prazer e tomada de decisão, bem como, descobriu uma das áreas envolvidas nessa circuitaria.


Pleasure until Death


Figura 1: Experimento de Olds e Milner

 
O centro de recompensa do cérebro está associado a um sistema hoje conhecido como via mesolímbica ou também chamado de circuito cerebral do prazer. O sistema mesolímbico fica localizado na região central do encéfalo. Ele está formado por um conjunto de núcleos subcorticais nos quais são produzidos os maiores níveis de dopamina, por isso é uma das vias dopaminérgicas mais importantes do cérebro. As áreas subcorticais que compõem o sistema mesolímbico são a área tegmental ventral do mesencéfalo, córtex pré-frontal e sistema límbico, que se comunicam por meio da amígdala, hipocampo e núcleo accumbens.


Games and Hunger


O sistema de recompensa inicia-se pela liberação de dopamina, importante neurotransmissor do sistema nervoso central que está associado ao sentimento de prazer. Posteriormente durante a execução da tarefa é liberado adrenalina que promove excitação e envolvimento na tarefa. E por fim é liberado serotonina que causa satisfação. Pesquisadores afirmam que jogos com apelos visuais que requer atenção total usam as mesmas regiões do cérebro envolvidas ao imaginar uma comida saborosa. Como não é possível executar as duas tarefas ao mesmo instante, continuamos jogando e a sensação de prazer gerado pela dopamina, adrenalina e serotonina impedem que sintamos fome ou desejo de sair daquele ambiente prazeroso. 

Referência:


[1] Positive Reinforcement by electrical stimulaion of septal area and other regions of rat brain. James Olds and Peter Milner. retirado de: 

https://psycnet.apa.org/record/1955-06866-001


[2] The Functional Neuroanatomy of Pleasure and Happiness. Morten L. Kringelbach and Kent C. Berridge. Retirado de: 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3008353/pdf/nihms257671.pdf

* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Tassia Nunes

#emotions-into-game-design #attention-perception-action #decision-making