Um cafezinho não faz mal não é? O café é um dos produtos mais consumidos no mundo, mas, um novo estudo alerta para o cuidado que as grávidas precisam ter com seu consumo, pois, o consumo de cafeína pode causar alterações no cérebro dos bebês ainda no útero!!!

Fonte: Vix (2020)

Mamãe de plantão, cuidado com o café na gravidez!!! Um novo estudo relaciona o consumo de cafeína durante a gravidez a mudanças em importantes vias cerebrais que ajudam a regular o comportamento em crianças. Para verificar isso, os pesquisadores analisaram imagens do cérebro de mais de 9.000 crianças com idades entre nove e dez anos e revelaram mudanças na estrutura do cérebro em crianças que foram expostas à cafeína no útero.

Foi perceptível nessas crianças problemas comportamentais elevados, dificuldades de atenção e hiperatividade. O que tornou isso único é que têm-se uma via biológica que parece diferente quando a mulher consome cafeína durante a gravidez. E qual foi a mudança cerebral? Os investigadores perceberam mudanças claras na forma como os rastros de substância branca foram organizados em crianças cujas mães relataram que consumiram cafeína durante a gravidez.

Alguns estudos anteriores já demonstravam que cafeína pode ter um efeito negativo na gravidez. Mas, este novo estudo trouxe como novidade que a cafeína também pode causar um impacto duradouro no neurodesenvolvimento, e a partir desse achado, novas perguntas de pesquisa podem surgir!!!

 

Referências

CHRISTENSEN, Zachary P.; FREEDMAN, Edward G.; FOXE, John J. Caffeine exposure in utero is associated with structural brain alterations and deleterious neurocognitive outcomes in 9-10 year old children. Neuropharmacology, p. 108479, 2021.

neurosciencegrrl brainsupport Brainsupport.co BrainLatam Neuroinsight logo iamChurch logo theneurosoft
-->