O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um disturbio do neurodesenvolvimento que engloba indivíduos com uma combinação específica de limitações na comunicação social e comportamentos e interesses repetitivos, restritos e estereotipados. Nos últimos anos, a frequência com que esse transtorno vem sendo diagnosticado aumentou significativamente. Sendo assim, alguns fatores de risco (ambientais e genéticos) estão envolvidos na sua prevalência. Porém, a você já parou pra pensar se a alimentação influencia no TEA?                                                              

Até o momento não se encontrou uma “cura” para o Autismo, dessa forma, os tratamentos geralmente se concentram em terapias comportamentais e de fonação para melhorar os seus aspectos comportamentais, sociais e comunicativos. Um dado interessante é que problemas gastrointestinais e intolerâncias alimentares são comumente encontrados em indivíduos com TEA (em torno de 79%,), isso pode ter várias causas, dentre elas - à má função motora oral, a sensibilidade sensorial, problemas dentários ou distúrbios gastrointestinais. Somado a isso, muitas crianças com TEA mostram forte preferência por alimentos com baixo teor de nutrientes. Alguns estudos sugerem que os padrões alimentares restritivos e o estresse oxidativo associado ao autismo podem levar à disfunção gastrointestinal. Embora sejam necessárias mais pesquisas nessa área, é perceptível que os desequilíbrios nutricionais podem prejudicar o desenvolvimento inicial do cérebro e afetar negativamente os resultados comportamentais e sociais.

A alimentação desempenha um papel ativo na modulação da expressão de sintomas comportamentais e sociais.  Portanto, as intervenções alimentares são utilizadas para pessoas com Autismo para aliviar os sintomas gastrointestinais e comportamentais, funcionando como uma forma de terapia complementar. Sendo assim, a alimentação equilibrada e rica em alimentos saudáveis é o primeiro passo para a regularização da flora intestinal que reflete em aspectos comportamentais de pessoas com esse diagnóstico. 

Apesar de um interesse considerável em intervenções alimentares, não existe consenso sobre a terapia nutricional ideal. Dessa forma, as atuais intervenções nutricionais para indivíduos com TEA incluem dietas sem glúten e sem caseína, cetogênicas e específicas de carboidratos, bem como probióticos, ácidos graxos poliinsaturados e suplementos alimentares (vitaminas A, C, B6 e B12; magnésio e folato). Consequentemente, a intervenção nutricional e a suplementação adequada podem ser cruciais no gerenciamento e tratamento do autismo.

Além dos vários problemas alimentares, muitos pais relatam que a hora da alimentação muitas vezes é “desgastante” pela falta de interesse das crianças na alimentação, principalmente quando associada a dietas nutricionais. Sendo assim, ai vai algumas dicas que podem auxiliar os pais nesse processo:

  • Mantenha uma rotina estruturada para as refeições;

  • Evitar distrações na hora da refeição (eletrônicos por exemplo);

  • Evite dar lanches as crianças fora de hora, para que na hora das refeições eles tenham apetite;

  • Sempre incentive a independência durante a alimentação;

  • Quando possível traga o lúdico: brinquem de fazer comida de massinha parecida com a alimentação da criança;

  • Incentive sempre a criança a ser parte do processo - como ajudar a colocar a mesa, lavar as mãos, escolher a louça, ajudar a lavar verduras, etc.;

  • Sempre que possível realize as refeições em família, assim a criança terá pessoas em quem se espelhar em comer mesmo o que não gosta;

  • Elogie cada alimento novo que ela aceitar experimentar;

  • Disponibilize alimentos variados à mesa, próximo a criança, de maneira que ela possa ver e, caso se interesse, possa se servir;

  • Ofereça, mas não force a criança a comer.  Mesmo que ela não coma coloque alimentos diferentes no prato da criança (se ela aceitar), para que se familiarize com cheiros, cores, e texturas diferentes;

O mais importante em todo esse processo é a paciência, calma, e bastante criatividade!!!


“Comer é uma das experiências mais sensoriais que
você pode ter”
(Dara Danielle Dolezal)


Referências[

ELOBEID, Tahra; MOAWAD, Joyce; SHI, Zumin. Importance of Nutrition Intervention in Autistic Patients. In: Personalized Food Intervention and Therapy for Autism Spectrum Disorder Management. Springer, Cham, 2020. p. 535-545.

KARHU, Elisa et al. Nutritional interventions for autism spectrum disorder. Nutrition Reviews, v. 78, n. 7, p. 515-531, 2020.

LIU, Jun et al. Missing Components in Current Management of Autism Spectrum Disorder (ASD): Nutrition, Dental Care, and House-Call Programs. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, p. 1-7, 2019.

LORD, Catherine et al. Autism spectrum disorder. Nature reviews Disease primers, v. 6, n. 1, p. 1-23, 2020.
* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Livia Nascimento Rabelo

#neuroglia-interactions #episodic-semantic-memory #functional-connectivity #brain-biochemical-homeostasis #inhibitory-control-switching #cognitive-consciousness #emotions-into-game-design #stress-learning-bullying #psyneuroimmune #choice-mechanisms #language-processing #neurocognition #attention-perception-action #attention-control-consciousness #cognitive-neuroscience #sleep-lucid-dream #brain-stimulation #mobile-eeg #plasticity-neurofeedback-neuromodulation #physiology-and-behavior #social-interaction #motivation-emotion-craving #translational-neuroscience #bienestar-wellness-bem-estar #semiotics-research #neurorights #executive-legislative-judgment-functions #decision-making #social-preferences #cultural-neuroscience #autonoetic-consciousness #aging-maturity-innocence