?>
Abrindo a Porta do Mundo Invisível: A Inteligência Feminina que Revolucionou a Física e a Química

Abrindo a Porta do Mundo Invisível: A Inteligência Feminina que Revolucionou a Física e a Química

09/05/2020 15:12:00 Author: Tamara Nunes

“Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, 

ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva 

por toda a humanidade.”

Marie Curie

 

Em um mundo onde mulheres não pertenciam à ciência, ela fez-se brilhar e revelou a força e a genialidade feminina ao abrir as portas para um novo mundo invisível e cheio de mistérios. Empoderada, tenaz e cheia de personalidade, o mundo se rendeu à intelectualidade desta nobre cientista, Madame Marie Curie.

 

Primeira mulher a fazer doutorado na França e detentora de dois prêmios Nobel, a química polonesa Marie Curie fez história ao superar os desafios da vida e contribuir para o desenvolvimento da ciência no campo da radioatividade, termo designado por ela.

 

Uma das cientistas mais brilhantes da história, Marie Salomea Skłodowska, nasceu em 1867 na Polônia, Varsóvia. Durante sua infância passou por inúmeras dificuldades, enfrentando o período da independência Polonesa, perdeu uma irmã aos 7 anos de idade com tifo e perdeu a mãe 3 anos após, vítima de tuberculose.

 

Marie Skłodowska, enfrentou dificuldades para ingressar no curso superior na sua cidade, em virtude disso, se mudou para Paris, lugar que cursou física, química e matemática. Na cidade luz, Marie brilhou e ficou reconhecida mundialmente por seus estudos sobre a radioatividade, termo inventado por ela. Primeira mulher a fazer doutorado na França, seu interesse sobre elementos radioativos iniciaram quando Henri Becquerel descobriu as propriedades do Urânio em 1896, elemento que emitia diferentes radiações.

Em Paris, Marie Skłodowska conheceu o Pierre Curie, instrutor da Escola de Química e Física Industrial da Cidade de Paris. Os dois se casaram e iniciaram juntos uma série de estudos que deram importantes contribuições acadêmicas. Logo, então, Marie Skłodowska se tornou a mais famosa e brilhante intelectual francesa, senhora Maria Curie.

 

Seu primeiro prêmio Nobel foi concebido em conjunto com Pierre e Becquerel em virtude das suas pesquisas com a radioatividade. Logo após, Marie continuou seus estudos e descobriu outros dois importantes elementos, o rádio e o polônio, assim denominado em homenagem a sua terra natal. Pela incrível descoberta, Marie recebeu o segundo Nobel em 1911 concedido pela Academia Real de Ciências da Suécia.

 

A senhora Curie contribuiu também para as pesquisas médicas ao criar unidades móveis de radiografia, durante o período da Primeira guerra Mundial. Os eventos e experiências sobre essa época são relatados em seu livro Radiologia na Guerra. Além da contribuição no campo científico, essa notável cientista fundou o Instituto do Radium, destinado aos estudos físico-químicos da irradiação e aos estudos biológicos.

 

Juntamente com o doutor Claudius Regaud, Marie curie começa a tratar doentes com tumores malignos utilizando o rádio. Técnica atualmente conhecida como radioterapia, o elemento químico descoberto pela sra. Curie começa a dar resultados nos tratamentos com o câncer.

 

Mas, seu trabalho custou a sua saúde, em 29 de junho de 1943, Marie Curie foi hospitalizada em estado crítico e veio a falecer em 4 de julho de 1943 aos 67 anos.

 

Por ter dedicado a sua vida ao progresso da ciência e por todas as suas contribuições na física e na química, a Madame Curie é hoje considerada uma das mais importantes cientistas do mundo. 



“Faço parte dos que pensam que a ciência é belíssima…”

Marie Curie

 

Referências:

 

PASACHOFF, Naomi. Marie Curie: And the science of radioactivity. Oxford University Press, 1996.

 

QUINN, Susan. Marie Curie: A Life. Plunkett Lake Press, 2019.

 

MARTINS, R. de A. As primeiras investigações de Marie Curie sobre elementos radioativos. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 1, n. 1, p. 29-41, 2003.

 

 

Marie Curie: A Mãe da Radiação. (Documentário)

* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Tamara Nunes