Com a ascensão das mídias sociais e outros sites de relacionamento online, houve o surgimento de uma nova prática chamada de trolling que é utilizada na internet por usuários que procuram intencionalmente atrair outras pessoas para conversas sem sentido e, às vezes, rudes.

Você já foi vítima de alguma trollagem? Se sim, saiba que um estudo na Brigham Young University buscando entender o comportamento dessas pessoas esclareceu os reais motivos e características de personalidade dos trolls da Internet. Por meio de uma pesquisa online realizada por mais de 400 usuários do Reddit, o estudo descobriu que os indivíduos mais propensos a realizar essa prática possuem traços de personalidade narcisista, maquiavélico e psicopata combinados com schadenfreude - uma palavra alemã que significa que alguém obtém prazer com o infortúnio de outro.
 
“As pessoas que exibem essas características conhecidas como tríade sombria têm maior probabilidade de demonstrar comportamentos de trollagem se obterem prazer ao observar passivamente o sofrimento dos outros”, disse a Dra. Pamela Brubaker, professora de relações públicas da BYU e co-autora do estudo.

 
Foi descoberto que indivíduos que já sentiram prazer com as falhas ou deficiências de outros consideravam trollagem um comportamento online aceitável. Já as mulheres que participaram da pesquisa consideraram a prática de trolling como disfuncional, enquanto os homens eram mais propensos a considerá-la funcional.
 
Os pesquisadores dizem que é importante observar que aqueles que possuem schadenfreude já que devido a visualização que ganham não se preocupam como suas palavras ou ações afetam a pessoa do outro lado da tela. Para eles, o trolling não é visto como destrutivo, mas apenas como um meio de diálogo.

 No entanto, ainda há esperança para discussões online produtivas. O estudo não encontrou correlação entre ser franco online e comportamento de trollagem. Os resultados observaram que os usuários que ativamente "falam" e expressam suas opiniões online não necessariamente se envolvem em comportamentos de trollagem. Esses resultados são encorajadores e sugerem que o discurso civil online é alcançável.

Frente a diversos discursos polarizados, as mídias sociais infelizmente ainda servem de caminho para discursos de ódio, mas é sempre bom ter a consciência de que esse mesmo caminho serve para compartilhar discursos do bem. É possível conectar-se com ideias semelhantes ou mesmo diferentes da sua de forma amigável para então conhecer novas perspectivas. Esse estudo nos intriga e serve como porta de entrada para pesquisas mais aprofundadas que visem compreender o que ocorre na mente dos indivíduos que utilizam da pratica do trolling.

[1] BRUBAKER, Pamela Jo; MONTEZ, Daniel; CHURCH, Scott Haden. The Power of Schadenfreude: Predicting Behaviors and Perceptions of Trolling Among Reddit Users. Social Media+ Society, v. 7, n. 2, p. 20563051211021382, 2021.
* This is a social networking platform where blogs are made by customers and researchers.
* The content published here is the exclusive responsibility of the authors.


Autor:

Frederico Teixeira Villela Araújo

#eeg-microstates #eeg-nirs-combined #eeg-latam #eeg-nirs-eyetracking #cognitive-consciousness #skill-learning #risk-and-uncertainty #choice-mechanisms #language-processing #neurocognition #attention-perception-action #attention-control-consciousness #cognitive-neuroscience #feeling-moods-emotion #physiology-and-behavior #social-interaction #neurophilosophy #self-perception-consciousness #bienestar-wellness-bem-estar #neuropolitics #human-competence #sentience-consciousness #decision-making #social-preferences #cultural-neuroscience #autonoetic-consciousness #neuroart #affective-computing